terça-feira, 19 de abril de 2011

Fã inaugurada réplica da mansão de Elvis na Dinamarca

Os fãs de Elvis Presley vão poder casar-se numa nova Graceland com o dobro do tamanho da original, inaugurada hoje em Randers, na Dinamarca.

A cidade dinamarquesa de Randers, com 60 mil habitantes, tem a partir de hoje uma réplica de Graceland, a mítica mansão de Elvis Presley em Memphis (Estados Unidos), informou a agência Efe.

Graceland Randers, como foi batizada foi construída por um fã dinamarquês, Henrik Knudsen, que ali instalou a sua coleção de mais de 200 objetos pessoais do cantor e quatro mil com ele relacionados.

O conjunto tem uma pequena sala de cinema, uma sala de espetáculos, uma loja de recordações e um restaurante, e os admiradores de Elvis poderão organizar casamentos ao estilo de Las Vegas.

A admiração de Knudsen por Elvis vinha da infância e tornou-se ainda maior quando em 1977, tinha ele 13 anos, o cantor morreu.

"Em 1977 havia o punk e o reggae, mas eu estava completamente apanhado por Elvis. Era bizarro mas era assim", comentou Knudsen, que se recusa a considerar doentia esta admiração.
A fidelidade a Elvis vai ao ponto de afirmar que nunca poderia ter uma namorada que não gostasse da música dele, "nem que fosse a miss universo".

Depois da morte do cantor, o dinamarquês começou a colecionar objetos com ele relacionados, com os quais fez um museu em Randers, e a partir da década de 1980 fez mais de 70 viagens a Graceland.

A ideia de construir a réplica hoje inaugurada surgiu há seis anos durante uma reunião de negócios com empresários locais, e Knudsen conseguiu convencê-los a financiar este projeto que custou 3,5 milhões de euros.

O dinamarquês espera receber 50 mil visitantes por ano, embora garanta que metade bastaria para cobrir as despesas.

Os gestores da herança de Elvis não gostaram da ideia e apresentaram uma queixa formal por usurpação do nome Graceland no departamento de registos e patentes dinamarquês. Knudsen aptou por dar ao conjunto o nome Graceland Randers diz que nunca mais ouviu falar dessa denúncia. Mas assegura que conta com a autorização "implícita" de Priscilla Presley, a viúva de Elvis.

A festa de inauguração de Graceland Randers, com dois mil convidados, tem como estrela a cantora Suzi Quatro, de 60 anos.

Fonte: Ionline

Nenhum comentário:

Postar um comentário